Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Aslam, o cristianismo por trás do leão!


As Crônicas de Nárnia e a Viagem do Peregrino da Alvorada estreou há pouco tempo nos cinemas. Eu particularmente adoro essa história e venho acompanhando desde o primeiro filme, mas não sei se todos perceberam, que existe um fundo cristão nas histórias do escritor C.S. Lewis. Achei esse texto bem maneiro e resolvi postar aqui! Comentem se gostarem.
Fui!
R P.

Por Jessica Grant, versão de fev/10 do texto de 2003
As Crônicas de Nárnia possuem figuras com significados muito mais amplos do que se pode imaginar na primeira leitura. Lewis sabia como as crianças têm imaginação ampla e pronta para mais novidades do que os adultos, por isso designou as Crônicas a elas. Nos livros não é comentado claramente o verdadeiro significado ou a base bíblica de qualquer cena ou personagem, apesar de Lewis ter confirmado algumas alegorias ou metáforas em cartas aos seus fãs. Ao contrário de muitos adultos, as crianças logo percebem o que Clive Staples Lewis queria transmitir. Este fato ocorre porque elas estão com suas mentes mais abertas a novidades e informações, além de nunca esperem algo do livro e permitirem que o mesmo transmita tudo a elas.
Na naturalidade da infância, muitas acabam logo percebendo em Aslam a figura de Cristo. O Leão de Nárnia, Aslam, é o único personagem que aparece em todos os sete livros das Crônicas. Ele é o filho do Imperador do Além Mar, é caracterizado como o guardião constante, protetor e ajudante de Nárnia, assim como protetor das crianças do nosso mundo. Aslam criou Nárnia ao cantar sua vida, e trouxe seu fim ao destruí-la. Ele também morreu e logo em seguida ressuscitou quebrando a Mesa de Pedra em O Leão, a Feiticeira e o Guardarroupa. Estes pontos destacam um paralelo entre esse personagem com Deus e Jesus Cristo. O próprio Lewis declarou, certa vez, numa carta a um fã, que esta relação era profunda. Esta comparação fortalece-se quando se ressalta que muitas palavras e atos de Aslam têm uma referência bíblica.
Na história cristã o Deus trino (Pai, Filho e Espírito Santo) envia Jesus (Deus Filho) a Terra para viver entre os humanos e morrer como um sacrifício aos seus pecados, revertendo a lei e criando uma nova aliança com o seu povo. Aslam, em Nárnia, aparece para salvar seu povo e morre em lugar de Edmundo, salvando-o de seu erro, a traição, e revertendo a Magia profunda. Até mesmo os momentos antes de serem aprisionados, a tortura e humilhação são iguais entre os dois personagens. Depois de três dias morto, Jesus ressuscitou com uma aparência ressaltada, explicou algumas coisas aos seus seguidores sobre como deveriam levar a igreja à frente e esperar pelo seu retorno, e então subiu aos céus. Depois de morrer, Aslam também voltou à vida para ajudar seu povo na guerra e depois também sumiu. Diversas vezes é mencionado que o pai de Aslam seria o Imperador do Além Mar, assim como Jesus é filho do Deus Pai, também mencionado ao longo do Novo Testamento.
Acompanhe os textos abaixo, que demonstram as similaridades entre o Deus cristão e Aslam.

- Nárnia: “– Bem… – e Aslam pareceu refletir. – Vou gostar de ter amigos esta noite. Podem vir… desde que me prometam parar quando eu lhes disser, e me deixem depois continuar sozinho.” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia:”Disse-lhes então:’A minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo” Mateus 26:38(NVI)
Comparação: Lúcia e Susana acompanharam Aslam antes dele se entregar em sacrifício a Edmundo, assim como três apóstolos acompanharam Cristo antes dele ser levado pelos romanos e morto pelos pecados humanos.

- Nárnia: “Mas [Aslam] não fez sequer um ruído, mesmo quando os inimigos [o torturavam]” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca;…” Isaías 53:7a
Comparação: De acordo com a história cristão, Jesus não teria reclamado da tortura que sofreu. Da mesma forma, Aslam se silenciou nos momentos em que era machucado.

- Nárnia: “Uma gargalhada mesquinha ressoou quando um ogre, de tesoura na mão, avançou e se pôs de cócoras junto da cabeça do leão. Zip, zip, zip – a tesoura rangia, e montes de caracóis dourados tombavam ao chão. O ogre afastou-se, e, do esconderijo, as meninas puderam ver o rosto de Aslam, pequenino e tão diferente sem a juba! Os inimigos também notaram isso:
– Vejam: não passa de um gatão!” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia: “Então, os soldados do governador (…) reuniram toda a tropa ao seu redor [Jesus]. Tiraram-lhe as vestes (…) e zombavam ‘Salve, rei dos judeus!’. Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça.” Mateus 27:27-30
Comparação: Se Aslam perdeu a juba, Cristo perdeu suas roupas, dois símbolos de honra. Os dois foram maltratados e motivo de zombação de seus inimigos, no mesmo processo de sacrifício.

- Nárnia: “[Susana e Lúcia] olharam a sua volta. Lá, brilhando no nascer do sol, maior do que tinham visto antes, chacoalhando sua juba (porque tinha aparentemente crescido novamente) estava o próprio Aslam.” O Leão, A Feiticeira e o Guardarroupa (Ed. Martins Fontes)
Bíblia: ” Depois disso, manifestou-se em outra forma a dois deles que estavam de caminho para o campo.” Marcos 16:12
Comparação: Tanto Cristo, quanto Aslam mudaram de forma após a ressurreição, sua volta à vida.


Há um relato em A Viagem do Peregrino da Alvorada feito pelo próprio Aslam em que a personagem confirma que seria no nosso mundo aquele que também atende a alcunha de “Leão de Judá” (termo usado pelos judeus da época de Jesus para designar o Messias que esperavam), não por mera coincidência; ou seja, ele seria o Cristo. Neste diálogo, Lewis também declarou sutilmente o motivo pelo qual escreveu os livros: leva a história bíblica às crianças e apresentar a elas este Deus de amor também em nosso mundo.
“- [Lúcia] Está também em nosso mundo?
- Estou. Mas tenho outro nome. Têm de aprender a conhecer-me por esse nome. Foi por isso que os levei a Nárnia, para que, conhecendo-me um pouco, venham a conhecer-me melhor.”
O leão de uma simples história para crianças ou o símbolo de toda uma fé? Aslam é um personagem diferente para muitos, mas Lewis, que também era escritor de teologia, mostrou, pelas semelhanças e imagens usadas, que quis apresentar aos seus leitores aquele mesmo personagem que tanto intriga nosso mundo.

Texto retirado do site: mundonarnia

Um comentário:

  1. nesse final que o Aslam disse que no nosso mundo o nome dele é outro, eu cheguei a me arrepiar no cinema! não tem como não enxergar que ele é JC. e o filme é excelente, pra mim o melhor dos 3!

    ResponderExcluir